sexta-feira, 8 de maio de 2009

VEC! E por que não?

Na cidade de Videira, existe um clube que vai renascendo. O Videira Esporte Clube, o VEC pretende voltar em cena no futebol catarinense. Segundo alguns torcedores que encontrei andando pelas ruas da cidade, o time é fraco. Outros dizem que o clube voltando a esperança volta junto. A maioria das pessoas confirmam a necessidade do município ter um clube defendendo as cores da cidade perante o estado.


Grande parte dos torcedores reclamam da falta de investimento tanto do poder público quanto da empresa de destaque qual a cidade abrange. O investimento refere-se ao esporte em Videira, não somente no clube, mas no geral. No que diz respeito ao clube, levando em consideração a potência que é a Perdigão, questiona-se o porquê da falta de patrocínio no clube videirense. Sabe-se que várias marcas pertencem à Perdigão, então, qual o motivo de não patrocinar, ou, porque não há interesse em uma dessas marcas investirem no VEC? Por que o poder público de Videira não investe em escolinhas de futebol, ou em outros esportes que possam representar a cidade estado, nação ou mundo a fora?




Esporte é educação, é uma forma de educar. Colocar uma criança no esporte é uma forma de disciplinar um cidadão, formar e tirar mais uma pessoa da violência e das drogas.




A falta de um alto investimento no esporte e na cultura faz parte da cultura nacional, não é referido somente para um município. Esportistas e mais esportistas brasileiros saem com destinos diversos para conseguir aperfeiçoamento, treinamento específico, muitas vezes com os próprios recuros por falta de patrocínio. Quando retornam, e disputam quaisquer jogos olímpicos defendendo as cores nacionais, um sensacionalismo falso é criado por grande parte da mídia nacional, como se o país fosse digno de se vangloriar por tal medalha ou conquista.




Os jogos pan americanos no Rio de Janeiro serviram para duas coisas. Uma, para mostrar que o governo brasileiro tem dinheiro de sobra quando quer. Principalmente quando é pra jogar na cara do mundo que o Brasil tem capricho, charme e eficiência para celebrar qualquer competição esportiva ou qualquer coisa que for. E segunda coisa, para mostrar que o Brasil precisa de um motivo para aparecer para fazer alguma coisa, mostrando que o Brasil é um país atrasado, muito atrasado e desnivelado. Porque não investe em educação, não investe em cultura, e não investe em esporte, ou seja, falando de educação já se resume tudo.

Nenhum comentário: